quinta-feira, 16 de agosto de 2007

"Um Dia Sem Meu Carro"

Andar de bicicleta para algumas pessoas é uma diversão, para outras uma mobilidade necessária. Mas pedalar em Florianópolis com segurança exige muita concentração dos motoristas e também dos ciclistas.
Existe ciclista que por falta de espaço acaba andando na mesma faixa dos carros, mas no sentido contrário da pista, achando mais seguro se avistar os carros que vem em sua direção, quando na verdade está arriscando muito mais a sua vida.
Florianópolis conta com 18 km de ciclovias construídas, mas segundo a coordenadora técnica do projeto a arquiteta Vera Lúcia Gonçalves da Silva, esse número deve dobrar após a conclusão de projetos de implantação de áreas exclusivas para o trânsito de bicicletas em algumas regiões da ilha, como a dos Ingleses, Alto Ribeirão, Santo Antônio, Pântano do Sul, Agronômica e centro da Capital.
Pensando nisso acontecerá em Florianópolis a segunda edição da campanha "Um Dia Sem Meu Carro", que acontecerá no dia 22 de setembro, data em que se comemora o Dia Mundial do Pedestre. Diversas entidades estão sendo convidadas a participar do movimento, promovendo eventos educativos voltados à discussão do tema.
O objetivo da campanha "Um Dia Sem Meu Carro" é contribuir para a redução da poluição ambiental e sonora em Florianópolis, incentivando que as pessoas reduzam o uso do carro, optando por formas mais ecológicas de deslocamento para o trabalho, compras ou lazer. As opções alternativas podem ser o transporte coletivo, bicicletas ou a caminhada.

Nenhum comentário: